• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Manual do Servidor > Remoção a pedido – Permuta

  • Guia de Cursos
  • Portal de Ingresso
  • Portal de Egressos
  • Acesso à Informação
Início do menu principal
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Remoção a pedido – Permuta

Definição: É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

 

A pedido, a critério da Administração:

De acordo com a Resolução nº 012/CONSUPER/2021,  Art. 5°:

A remoção a pedido, a critério da Administração, visa atender tanto ao servidor quanto à Administração, devendo ocorrer mediante edital de remoção interna de fluxo contínuo.

§ 1º No caso de remoções que envolvam contrapartida de vagas ocupadas (permuta entre servidores), com compatibilidade de atribuições, poderá ser dispensado o edital, ficando a critério do(a) diretor(a) do campus, ou pró-reitor(a) na Reitoria, a decisão, e a posterior emissão de portaria a cargo do(a) reitor(a).

§ 2º A remoção a pedido, a critério da Administração, ocorrerá desde que haja contrapartida de vaga/servidor para a unidade de origem.

Previsão Legal:

  1. Artigo 36 e parágrafos da Lei 8112/90. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8112cons.htm
  2. Resolução nº 012/CONSUPER/2021 – Dispõe sobre o regulamento de movimentação de servidores no âmbito do Instituto Federal Catarinense.   Disponível Aqui.
  3. Portaria Normativa Nº 9/2020 – ASTEC/REIT – Dispõe sobre o dimensionamento de cargos e os critérios de alocação de vagas no âmbito do Instituto Federal Catarinense. Disponível Aqui
  4. Portaria Normativa nº 001/2018, de 09 de Janeiro de 2018. (Institui o fluxo de emissão de declaração negativa de patrimônio com vista ao controle patrimonial de materiais nos casos de afastamento, licença e movimentação de pessoal no âmbito do IFC). Disponível em: Aqui

Informações importantes:

O Servidor que solicita remoção fica ciente de que a indenização de auxílio-transporte será cancelada a partir da data de Remoção. O formulário de cancelamento deve ser preenchido mesmo que o servidor não receba auxílio-transporte pois no próprio formulário há a opção de indicar se recebe ou não.

Obs. 1: Em caso de deferimento, após finalizado todos os trâmites do processo, será emitida a Portaria.  O servidor fica ciente de que deverá aguardar a emissão da Portaria autorizando a data da movimentação.

Obs. 2: O servidor deverá permanecer por no mínimo 6 meses na unidade de lotação (campus/Reitoria), a contar da última movimentação e/ou nomeação, para movimentar-se por remoção a pedido para outra unidade do IFC. Conforme determina o Art. 54. da Resolução nº 012/CONSUPER/2021, alterado pela Resolução 45/2022.

Documentação necessária:

  1. Formulário devidamente preenchido e assinado pelas partes envolvidas;
  2. Mapa de tempo de serviço retirado do SIAPE  (comando >CACONLOTAC) – Solicitar à CGP do campus de lotação ou à DGP para servidores lotados na Reitoria;
  3. Declaração informando que não responde ou respondeu a inquérito administrativo disciplinar (baixar pelo link: https://certidoes.cgu.gov.br/);
  4. Declaração de situação regular em biblioteca;
  5. Declaração Negativa de Patrimônio – DNP (incluindo materiais da TI)  providenciada junto à chefia imediata que por sua vez providenciará a emissão junto ao setor de patrimônio, na qual deverá constar o prazo de validade (correspondendo ao tempo de afastamento ou licença) e o motivo, assinada pelo requerente, chefia imediata e servidor responsável pelo setor de patrimônio, em conformidade com as instruções da Portaria Normativa nº 001/2018, de 09 de Janeiro de 2018. Acesse aqui.
  6. Declaração de Prestação de contas e reembolsos solicitado ao setor de diárias e passagens;
  7. Relatório Parcial das atividades de Pesquisa/Extensão que estão sendo coordenadas por docente;
  8. Plano de Trabalho Docente (PTD;
  9. Relatório de Trabalho Docente (RTD);
  10. Formulário de cancelamento de auxilio transporte para movimentação de servidor.
  11. Declaração de débitos de horas e/ou faltas não compensadas.

 

Fluxo do processo:

PASSO SETOR PROCEDIMENTO
1 Servidor Faz requerimento por meio de formulário específico, providencia a documentação necessária e encaminha para a CGP/Campus
2 CGP/campus de origem do servidor I) Realiza a abertura do processo eletrônico no SIPAC.

 

II) Solicita a assinatura eletrônica dos interessados (conforme consta no formulário)

 

III) Encaminha à Direção-geral.

3 Direção-geral campus de origem e destino Manifestam-se e, se de acordo, encaminham à DGP/CAMSDP (11.01.18.51), e um único processo com a documentação de ambos os servidores.

Se indeferido, devolve à CGP/campus para cientificar os

servidores interessados.

4 DGP/CAMSDP (11.01.18.51) Analisa os documentos e emite parecer:

I – Encaminha para ciência e manifestação da PRODIN e

do(a) Reitor(a) em exercício;

II – Nos casos em que a remoção for entre servidores

docentes o processo será encaminhado também para análise e manifestação da PROEN e após, encaminhado para a ciência/manifestação do(a) Reitor(a) em exercício;

Se DEFERIDO:

Emite a minuta de portaria e encaminha para o Setor

PORTARIA / REITORIA (11.01.18.56).

Se INDEFERIDO:

Devolve à CGP para que se dê ciência aos interessados.

5 PORTARIA / REITORIA (11.01.18.56) Emite portaria, encaminha para a assinatura do(a) Reitor(a) em exercício. Após, devolve o processo a CAMSDP.
6 DGP/CAMSDP (11.01.18.51)  

Encaminha ao setor de cadastro/folha para efetivação da remoção.

 

7 Cadastro/Folha

(11.01.18.00.22)

Realiza a atualização da lotação do servidor no sistema. Posteriormente, encaminha-se para arquivamento.
  • Início
  • Adequação de Carga Horária ou Horário Especial
    • Horário especial para Servidor Estudante
    • Horário especial para servidor portador de deficiência ou com familiar portador de deficiência
  • Afastamentos
    • Afastamento do país
    • Afastamento integral para pós-graduação stricto sensu
    • Afastamento para exercício de mandato eletivo
    • Afastamento por casamento, falecimento, doação de sangue, alistamento ou recadastramento como eleitor
    • Treinamento regularmente instituído
  • Alteração Regime de Trabalho
    • Alteração Regime de Trabalho – Médico, Médico Veterinário ou Médico-Área
    • Alteração Regime de Trabalho – Docentes
      • Alteração devido à ocupação de Cargo de Direção, Função Gratificada ou Função de Coordenação de Cursos
      • Alteração de 20 horas para Dedicação Exclusiva ou de Dedicação Exclusiva para 20 horas
    • Alteração Regime de Trabalho – Técnico-Administrativos em Educação
  • Aposentadorias e Abonos
    • Abono de Permanência
    • Aposentadoria compulsória
    • Aposentadoria especial (insalubridade)
    • Aposentadoria por invalidez
    • Aposentadoria voluntária
    • Averbação de tempo de serviço
    • Conversão de Tempo Especial em Comum
    • Emissão de Certidão/Declaração de Tempo de Contribuição
    • Simulação de aposentadorias e abonos
    • Recadastramento de aposentados – pensionistas
    • Dúvidas frequentes
  • Atividades Esporádicas
  • Atualizações Cadastrais
    • Alteração de dados bancários
    • Alteração de endereço
    • Atualização cadastral pensionista
    • Atualização cadastral servidor
    • Cadastramento de dependentes para abatimento de IR
    • Cadastramento de dependentes para Licença por Doença em Pessoa da Família
    • Cadastramento de dependentes para ressarcimento à saúde suplementar
    • Descadastramento de Dependentes
  • Auxílios, Adicionais, Gratificações e Indenizações
    • Adicional noturno
    • Ajuda de custo
    • Auxílio funeral
    • Auxílio moradia
    • Auxílio natalidade
    • Auxílio pré-escolar
    • Auxílio transporte
    • Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso
    • Hora Extra
    • Pagamento de Exercícios Anteriores
    • Recadastramento Auxílio Transporte 2019
    • Ressarcimento à saúde suplementar
    • Substituição remunerada
  • Carreira Servidor
    • Classe titular
    • Estágio Probatório
    • Incentivo à qualificação
    • Progressão por Capacitação Profissional
    • Progressão Funcional
    • Progressão por Mérito Profissional
    • Promoção
    • Reconhecimento de Saberes e Competências aos Docentes
    • Retribuição por Titulação
  • Cargos e Salários
    • Tabelas Salariais
    • Descrição de Cargos
  • Professor Substituto
    • Isenção/Abatimento de INSS
    • Processo seletivo e contratação de Professor Substituto
  • Professor Visitante
  • Declarações e Termos
    • Autorização de Acesso à Declaração de Ajuste Anual do IRPF
    • Declaração de Dependência Econômica
    • Declaração para fins de controle de Cargos/Empregos/Proventos e/ou Pensão
    • Obrigatoriedade/desobrigatoriedade de Residência
    • Termo de Responsabilidade – Comprovante de Rendimentos
  • Desenvolvimento e capacitação
    • Abertura de turma no SIGRH
    • Autorização para capacitação
    • Validação – Formação Pedagógica
    • Capacitação – Organizações da Sociedade Civil
  • Férias
  • Isenção do Imposto de Renda
  • Licenças
    • Licença à adotante
    • Licença Capacitação
    • Licença Incentivada sem remuneração
    • Licença para Atividade Política
    • Licença para tratamento da própria saúde
    • Licença para tratamento de acidente em serviço
    • Licença para Tratar de Interesses Particulares
    • Licença Paternidade
    • Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge ou Companheiro
    • Licença por motivo de doença pessoa da família
    • Licença prêmio por assiduidade
    • Licença à gestante
    • Licença para Desempenho de Mandato Classista
    • Avaliação da capacidade laborativa
  • Movimentação de Servidor Público
    • Cessão – Afastamento para servir a outro órgão ou entidade
    • Colaboração Técnica – Docentes
    • Colaboração Técnica – Técnicos
    • Composição da Força de Trabalho
    • Divisão de Carga Horária
    • Exoneração
    • Recondução
    • Redistribuição
    • Remoção de ofício
    • Remoção a pedido – Edital
    • Remoção a pedido – Permuta
    • Remoção para acompanhamento de cônjuge
    • Remoção por saúde de pessoa da família
    • Remoção por saúde do servidor
    • Vacância
  • CARGOS (CD) E FUNÇÕES (FG E FCC)
    • FG e FCC
    • Cargo de Direção
    • Tabela de Remuneração
    • Criação de unidades
  • Pensão por Morte
    • Falecimento de Pensionista
    • Pensão por Morte do Servidor
  • Segurança do Trabalho
    • Adicional Ocupacional (insalubridade/periculosidade e raio x)
    • Acidente em Serviço e Doença Profissional
    • Formulário PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)
  • SIASS
    • Perícias oficiais em saúde
    • Atestados médicos e odontológicos
  • Planos de Saúde
  • Cartilha do Servidor IFC
  • Sistemas Institucionais
  • Programa de Gestão e Desempenho – Modalidade Teletrabalho
  • Estagiários
  • Acumulação de cargos
  • Controle de Frequência
    • Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
    • Técnicos Administrativos em Educação

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.