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Você está aqui: Página inicial > Manual do Servidor > Técnicos Administrativos em Educação

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Técnicos Administrativos em Educação

Gestão de Frequência

Definição

A gestão de frequência dos servidores técnico-administrativos do Instituto Federal Catarinense será realizada pelo Módulo de Frequência do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH).

O procedimento de registro e controle de frequência também se aplica aos servidores ou empregados públicos que venham desempenhar suas atividades na IFC, seja por requisição, colaboração técnica ou outro meio legal e que tenham que registrar frequência, conforme Decretos 1.590/95 e 1.867/96 e dispositivo legal pertinente, salvo as exceções.

Previsão Legal:

  • Art. 6 dos Decretos 1.590/95 e 1.867/96 de 10 de agosto de 1996: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1590.htm ;

  • Portaria Normativa nº 17/2019, de 18/10/2019 (Dispõe sobre a jornada de trabalho dos servidores do Instituto Federal Catarinense, fixa procedimentos para registro e controle de frequência, e dá outras providências).

  • Instrução Normativa nº 2, de 12 de setembro de 2018, alterada pela Instrução Normativa SRT/MGI Nº 38, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2023

 

Manual do Ponto Eletrônico

Manual do Ponto Eletrônico Atualizado 2023

Agentes Envolvidos

Na gestão de frequência são cinco os agentes envolvidos nesse processo, são eles:

   Agente

   Responsabilidades Fundamentais no SIGRH

   Servidor

  • Registrar ponto diário

  • Verificar registros de ponto no SIGRH cotidianamente e incidência de DNC (Débito não compensado)

  • Cadastrar ocorrências específicas do ponto

  • Controlar e acompanhar seu histórico de registros

  • Comunicar a chefia toda e qualquer inconsistência no ponto

   Chefia imediata

  • Cadastrar horário de trabalho

  • Homologar ocorrências e ausências

  • Autorizar horas excedentes

  • Homologar ponto eletrônico

  • Homologar a frequência mensal

  • Homologar todos os pontos pendentes do servidor antes de qualquer movimentação, mudança de setor ou afastamentos

  • Cadastrar ocorrências de ponto

  • Não homologar a frequência do servidor se houver DNC (Débito não compensado), deve-se enviar o débito para desconto financeiro.

  • Solicitar à Coordenação de Gestão de Pessoas envio de Memorando Eletrônico à Diretoria de Gestão de Pessoas as ausências, para
    que se proceda ao desconto proporcional na remuneração do servidor. Art. 40, § 2º da Portaria Normativa 17/2019.

  • Desempenhar as demais atribuições que constam no Manual do Ponto Eletrônico

  • Comunicar a CGP toda e qualquer inconsistência no ponto de sua equipe de trabalho

   CGP’S

  • Intermediar a relação das chefias com a gestão do ponto eletrônico

  • Cadastrar as concessões de jornadas diferenciadas

   Diretoria de Gestão de Pessoas – DGP

   (Coordenação Geral de Admissão Movimentação, Saúde e Desenvolvimento de Pessoal)

  • Estornar homologações

  • Orientar servidores quanto ao uso do sistema de ponto

  • Cadastrar as concessões de jornadas diferenciadas

  • Cadastrar calendário de homologação de ponto

  • Registrar parâmetros gerais de operação do sistema

   Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI

  • Gestão técnica e manutenção do sistema

  • Receber e processar demandas referentes a erros no Sistema

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    • Afastamento integral para pós-graduação stricto sensu
    • Afastamento para exercício de mandato eletivo
    • Afastamento por casamento, falecimento, doação de sangue, alistamento ou recadastramento como eleitor
    • Treinamento regularmente instituído
  • Alteração Regime de Trabalho
    • Alteração Regime de Trabalho – Médico, Médico Veterinário ou Médico-Área
    • Alteração Regime de Trabalho – Docentes
      • Alteração devido à ocupação de Cargo de Direção, Função Gratificada ou Função de Coordenação de Cursos
      • Alteração de 20 horas para Dedicação Exclusiva ou de Dedicação Exclusiva para 20 horas
    • Alteração Regime de Trabalho – Técnico-Administrativos em Educação
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