• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Manual do Servidor > Cargo de Direção

  • Guia de Cursos
  • Portal de Ingresso
  • Portal de Egressos
  • Acesso à Informação
Início do menu principal
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Cargo de Direção

Ato de investidura do servidor no exercício de cargo de direção integrante ou não do quadro da Instituição, com remuneração prevista em lei.
Atos devem ser publicados no DOU.

NOMEAÇÃO CD:

Nome do Interessado: (Nome do servidor)
Tipo do Processo: NOMEAÇÃO PARA CARGO EM COMISSÃO
Assunto do Processo: 023.153 – CARGOS EM COMISSÃO (GRATIFICAÇÕES )
Assunto Detalhado: NOMEAÇÃO DE DE (nome do servidor) (TITULAR OU SUBSTITUTO) DE CD- 0X- DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Documentos necessários para a instrução do processo (Titular e Substituto);

  1. Pedido da Chefia solicitando a Nomeação;
  2. Emissão de Portaria assinada pelo(a) Diretor(a)-Geral;
  3. Autorização de Acesso ao Imposto de Renda Pessoa Física efetuada no Exercício ou Autorização de Acesso à Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (antes da nomeação);
  4. Declaração de não ser beneficiário do seguro-desemprego; (antes da nomeação);
  5. Declaração-de-Acumulação-de-Cargos-e-Empregos (antes da nomeação);
  6. Cópia da Portaria de Nomeação assinada pelo(a) Diretor(a) Geral;
  7. Publicação da Portaria no DOU;
  8. Comprovante de entrega da Declaração de Conflito de Interesses a ser cadastrada no sistema do EPATRI (somente para CD-01 e CD-02), até 10 dias após a posse;
  9. Termo de posse; (na data efetiva da posse);
  10. Termo de Opção;
  11. Declaração Negativa de Patrimônio – DNP (incluindo materiais da TI) solicitada à chefia imediata e emitida pelo setor de Patrimônio do campus ou da Reitoria, na qual deverá constar o a data da designação/dispensa da função e o motivo (designação ou dispensa da função). Ressalta-se que além da assinatura do Setor de Patrimônio, a DNP deverá ser assinada pelo servidor requerente e sua chefia imediata (com fundamento na Portaria Normativa 01, de 09.01.2018).

EXONERAÇÃO (CD):

Nome do Interessado: (Nome do servidor)
Tipo do Processo: NOMEAÇÃO PARA CARGO EM COMISSÃO
Assunto do Processo: 023.153 – CARGOS EM COMISSÃO (GRATIFICAÇÕES )
Assunto Detalhado: EXONERAÇÃO DE (nome do servidor) (TITULAR OU SUBSTITUTO) DE CD- 0X- DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – LUIZ GUSTAVO DUTRA

Documentos necessários para a instrução do processo (Titular e Substituto);

  1. Pedido da Chefia solicitando a Exoneração;
  2. Emissão de Portaria assinada pelo(a) Diretor(a)-Geral;
  3. Autorização de Acesso ao Imposto de Renda Pessoa Física, efetuada no Exercício ou Autorização de Acesso à Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física;
  4. Comprovante de entrega da Declaração de Conflito de Interesses a ser cadastrada no sistema do EPATRI (somente para CD-01 e CD-02),até 10 dias após a exoneração;
  5. Cópia da Portaria de Nomeação assinada pelo(a) Diretor-Geral(a);
  6. Publicação da Portaria no DOU;
  7. Portaria de Localização do servidor titular exonerado do cargo comissionado, se houve mudança de localização;
  8. Declaração Negativa de Patrimônio – DNP (incluindo materiais da TI) emitida pelo setor de Patrimônio do campus ou da Reitoria, na qual deverá constar o prazo de validade (correspondendo ao tempo de afastamento ou licença) e o motivo (afastamento ou licença). Ressalta-se que além da assinatura do Setor de Patrimônio, a DNP deverá ser assinada pelo servidor requerente e sua chefia imediata (com fundamento na Portaria Normativa IFC nº 001/2018, de 09 de Janeiro de 2018) .

Fluxo do Processo – Submissão de Memorial Descritivo:

Passo

Setor

Procedimento/Ação

1

CGP dos Campis
Reitoria(setor de Concessões)

Solicita a abertura de processo eletrônico.

2 CGP dos Campis
Reitoria(setor de Concessões)

Anexar Pedido da Chefia solicitando a Nomeação (Memorando, email..)

3

CGP dos Campis
Reitoria(setor de Concessões)

Solicita a emissão de portaria assinada pelo(a) Diretor(a)-Geral e publicação no DOU

Obs> Para nomeações e exoneração de servidores na Reitoria é o Reitor(a) que assina.

4

CGP dos Campis
Reitoria(setor de Concessões)

Solicita ao servidor interessado os formulários necessários  preenchidos e assinados.
5 CGP dos Campis
Reitoria(setor de Concessões)
Anexar os formulários necessários preenchidos do servidor (modo restrito), portaria e Publicação no DOU, termo de posse, termo de opção se for nomeação), e demais do rol de formulários.
6 CGP dos Campis
Reitoria(setor de Concessões)
Encaminha o processo para a CGPCAP /Concessões (11.01.18.54)
7

 CGPCAP /Concessões

Recebe e confere o processo, ativa ou encerra os acessos no SIGRH/ SIGADMIN.

8 CGPCAP /Concessões Após os acessos, encaminhar os processos na seguinte ordem:

Nomeação e Exoneração de CD TITULAR- confere e encaminhar para a CPP (11.01.18.00.22)
Nomeação e Exoneração de CD SUBSTITUTO- confere e encaminhar para Arquivo DGP (11.01.18.45).

Formulário ( X ) Sim ( )Não
Processo ( X ) Sim ( ) Não

  • Início
  • Adequação de Carga Horária ou Horário Especial
    • Horário especial para Servidor Estudante
    • Horário especial para servidor portador de deficiência ou com familiar portador de deficiência
  • Afastamentos
    • Afastamento do país
    • Afastamento integral para pós-graduação stricto sensu
    • Afastamento para exercício de mandato eletivo
    • Afastamento por casamento, falecimento, doação de sangue, alistamento ou recadastramento como eleitor
    • Treinamento regularmente instituído
  • Alteração Regime de Trabalho
    • Alteração Regime de Trabalho – Médico, Médico Veterinário ou Médico-Área
    • Alteração Regime de Trabalho – Docentes
      • Alteração devido à ocupação de Cargo de Direção, Função Gratificada ou Função de Coordenação de Cursos
      • Alteração de 20 horas para Dedicação Exclusiva ou de Dedicação Exclusiva para 20 horas
    • Alteração Regime de Trabalho – Técnico-Administrativos em Educação
  • Aposentadorias e Abonos
    • Abono de Permanência
    • Aposentadoria compulsória
    • Aposentadoria especial (insalubridade)
    • Aposentadoria por invalidez
    • Aposentadoria voluntária
    • Averbação de tempo de serviço
    • Conversão de Tempo Especial em Comum
    • Emissão de Certidão/Declaração de Tempo de Contribuição
    • Simulação de aposentadorias e abonos
    • Recadastramento de aposentados – pensionistas
    • Dúvidas frequentes
  • Atividades Esporádicas
  • Atualizações Cadastrais
    • Alteração de dados bancários
    • Alteração de endereço
    • Atualização cadastral pensionista
    • Atualização cadastral servidor
    • Cadastramento de dependentes para abatimento de IR
    • Cadastramento de dependentes para Licença por Doença em Pessoa da Família
    • Cadastramento de dependentes para ressarcimento à saúde suplementar
    • Descadastramento de Dependentes
  • Auxílios, Adicionais, Gratificações e Indenizações
    • Adicional noturno
    • Ajuda de custo
    • Auxílio funeral
    • Auxílio moradia
    • Auxílio natalidade
    • Auxílio pré-escolar
    • Auxílio transporte
    • Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso
    • Hora Extra
    • Pagamento de Exercícios Anteriores
    • Recadastramento Auxílio Transporte 2019
    • Ressarcimento à saúde suplementar
    • Substituição remunerada
  • Carreira Servidor
    • Classe titular
    • Estágio Probatório
    • Incentivo à qualificação
    • Progressão por Capacitação Profissional
    • Progressão Funcional
    • Progressão por Mérito Profissional
    • Promoção
    • Reconhecimento de Saberes e Competências aos Docentes
    • Retribuição por Titulação
  • Cargos e Salários
    • Tabelas Salariais
    • Descrição de Cargos
  • Professor Substituto
    • Isenção/Abatimento de INSS
    • Processo seletivo e contratação de Professor Substituto
  • Professor Visitante
  • Declarações e Termos
    • Autorização de Acesso à Declaração de Ajuste Anual do IRPF
    • Declaração de Dependência Econômica
    • Declaração para fins de controle de Cargos/Empregos/Proventos e/ou Pensão
    • Obrigatoriedade/desobrigatoriedade de Residência
    • Termo de Responsabilidade – Comprovante de Rendimentos
  • Desenvolvimento e capacitação
    • Abertura de turma no SIGRH
    • Autorização para capacitação
    • Validação – Formação Pedagógica
    • Capacitação – Organizações da Sociedade Civil
  • Férias
  • Isenção do Imposto de Renda
  • Licenças
    • Licença à adotante
    • Licença Capacitação
    • Licença Incentivada sem remuneração
    • Licença para Atividade Política
    • Licença para tratamento da própria saúde
    • Licença para tratamento de acidente em serviço
    • Licença para Tratar de Interesses Particulares
    • Licença Paternidade
    • Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge ou Companheiro
    • Licença por motivo de doença pessoa da família
    • Licença prêmio por assiduidade
    • Licença à gestante
    • Licença para Desempenho de Mandato Classista
    • Avaliação da capacidade laborativa
  • Movimentação de Servidor Público
    • Cessão – Afastamento para servir a outro órgão ou entidade
    • Colaboração Técnica – Docentes
    • Colaboração Técnica – Técnicos
    • Composição da Força de Trabalho
    • Divisão de Carga Horária
    • Exoneração
    • Recondução
    • Redistribuição
    • Remoção de ofício
    • Remoção a pedido – Edital
    • Remoção a pedido – Permuta
    • Remoção para acompanhamento de cônjuge
    • Remoção por saúde de pessoa da família
    • Remoção por saúde do servidor
    • Vacância
  • CARGOS (CD) E FUNÇÕES (FG E FCC)
    • FG e FCC
    • Cargo de Direção
    • Tabela de Remuneração
    • Criação de unidades
  • Pensão por Morte
    • Falecimento de Pensionista
    • Pensão por Morte do Servidor
  • Segurança do Trabalho
    • Adicional Ocupacional (insalubridade/periculosidade e raio x)
    • Acidente em Serviço e Doença Profissional
    • Formulário PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)
  • SIASS
    • Perícias oficiais em saúde
    • Atestados médicos e odontológicos
  • Planos de Saúde
  • Cartilha do Servidor IFC
  • Sistemas Institucionais
  • Programa de Gestão e Desempenho – Modalidade Teletrabalho
  • Estagiários
  • Acumulação de cargos
  • Controle de Frequência
    • Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
    • Técnicos Administrativos em Educação

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.