Recadastramento anual de aposentados e pensionistas

Formulário

Se por algum motivo o aposentado ou beneficiário de pensão não conseguir realizar o recadastramento na Instituição Bancária, o recadastramento poderá ser realizado na Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus ou da Reitoria, mediante o preenchimento do formulário acima, bem como a apresentação das cópias do RG e CPF.

Atualização cadastral de aposentados e pensionistas da União que recebem proventos ou pensões à conta do Tesouro Nacional, constantes do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE, deverá ser realizada anualmente e é condição para a continuidade do recebimento do provento, reparação econômica mensal ou pensão.

Requisitos:

Ser aposentado ou pensionista da União que recebe proventos ou pensões à conta do Tesouro Nacional, constantes do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE. O ato de atualização cadastral exige o comparecimento pessoal do beneficiário no mês de aniversário e, quando cabível, do representante legal ou do procurador.

Orientações de como realizar o Recadastramento:

1. Os servidores aposentados e os beneficiários de pensão, deverão possuir o domicílio bancário de crédito salarial em um dos bancos credenciados:
BANCO SIGLA BANCOS INCORPORADOS
BANCO COOPERATIVO DO BRASIL S/A BANCOOP -x-
BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S/A BANRISUL -x-
BANCO DO BRASIL S/A BB BESCBANCO e NOSSA CAIXA
BANCO BRADESCO S/A BRADESCO BCRRSSA
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CEF -x-
HSBC BANK BRASIL S/A HSBC -x-
BANCO MÚLTIPLO e ITAU UNIBANCO S.A. ITAÚ BANEJ,BANESTADO e UNIBANCO
BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A SANTANDER BANCO REAL, MERIDIONAL e SUDAMERIS
BANCO COOPERATIVO SICREDI S/A SICREDI BANSICRED

Observação: Sempre que houver mudança de domicílio bancário o servidor aposentado ou pensionista deverá informar à unidade pagadora os novos dados bancários para a devida atualização no SIAPE.

2. Desta Forma, o servidor aposentado ou pensionista poderá realizar sua atualização cadastral em qualquer agência do banco do qual é correntista;

3. Para tanto, os servidores aposentados e os pensionistas deverão comparecer no seu domicílio bancário anualmente  sempre no mês de aniversário, munido de documento oficial de identificação original com foto e CPF, para realizar sua atualização cadastral.

4. Na hipótese de possuir mais de um vínculo funcional, com recebimento do provento ou pensão em instituições financeiras distintas, o recadastramento deverá ser realizado apenas em uma agência bancária. As informações serão replicadas para os demais vínculos funcionais.

5. No caso de representante legal:

a) Se for menor de 18 anos, a atualização cadastral deverá ser realizada pelos pais ou detentores do poder familiar, com a presença do menor, no mês de seu aniversário do titular do benefício, munido de documento oficial de identificação com foto e CPF, bem como a certidão de nascimento ou documento oficial de identificação com foto e CPF, do menor.

b) Nos casos em que for necessária a presença do tutor, do curador ou do procurador, a atualização cadastral será realizada exclusivamente nas Unidades de Recursos Humanos do órgão de vinculação, no mês de aniversário do titular do benefício. O tutor, curador ou procurador deverá comparecer acompanhado do titular do benefício, munido da seguinte documentação:

I – CPF e documento de identificação com foto do titular do benefício, ou Certidão de Nascimento se beneficiário menor;

II – Se procurador, o original e a cópia simples do instrumento público de procuração, com validade máxima de 6 (seis) meses, a contar de sua emissão;

III – Se tutor ou curador, o original e cópia simples do termo de sentença judicial que o nomeou.

c) Caso o aposentado ou pensionista esteja impossibilitado de comparecer, deverá ser agendada uma visita técnica após a entrega dos documentos abaixo especificados na Unidade de Recursos Humanos do órgão de vinculação do beneficiário:

Observação: Não será admitido ao procurador representar mais de um aposentado, anistiado político civil ou beneficiário de mais de um instituidor de pensão.

d) O representante legal deverá apresentar, além dos documentos acima descritos, os seguintes documentos próprios:

1. CPF
  2. Carteira Identidade
  3. Comprovante de endereço
  4. Documento legal de representação original ou cópia autenticada

Demais informações poderão ser encontradas na leitura dos dispositivos legais abaixo linkados.

Previsão legal:

Decreto nº 7.862/2012, de 08/12/2012. Disponível em: www.planalto.gov.br

Ofício Circular nº 170/2016-MP, de 15/02/2016. Disponível em: https://conlegis.planejamento.gov.br/conlegis/pesquisaTextual/atoNormativoDetalhesPub.htm?id=11899

Orientação Normativa nº 1/2013 de 10/01/2013 – Republicada em 11/01/2013. Disponível em: https://conlegis.planejamento.gov.br/conlegis/pesquisaTextual/atoNormativoDetalhesPub.htm?id=9215

Fluxo do processo:

Aposentado ou Pensionista Comparece sempre no mês de seu aniversário, munido de documento oficial de identificação original com foto e CPF, junto à agência bancária credenciada para realizar sua atualização cadastral;

Agência Bancária Credenciada Realiza a atualização cadastral/Recadastramento no sistema;